Caso você esteja prestes a se aposentar ou está com esse plano para o futuro, saiba que o planejamento previdenciário pode ser uma ótima opção.
Isso porque o planejamento previdenciário é uma estratégia que viabiliza a aumento do valor desse benefício ou antecipá-lo.
É muito comum nos depararmos com pessoas que aguardam a aposentadoria para, então, resolver algo sobre o tema. No entanto, isso é muito arriscado, já que a sua aposentadoria depende do histórico previdenciário.
Sendo assim, você usufrui da possibilidade de ajustar o histórico previdenciário e garantir uma renda melhor no futuro. Dito isso, confira a seguir algumas das principais informações sobre o planejamento previdenciário.
O que é um planejamento previdenciário?
A priori, podemos definir o planejamento previdenciário como um estudo detalhado do histórico previdenciário, cuja responsabilidade é do advogado previdenciário.
Assim, esse especialista vai identificar qual o momento adequado para a aposentadoria, e o que precisa ser feito para melhor o valor do benefício.
Neste estudo, vemos alguns aspectos, como:
- Os vínculos contributivos que você tem (como empregos ou profissões);
- Data do vínculo a fim de calcular o tempo de carência e contribuição;
- O valor das remunerações, bem como das contribuições e calcular os benefícios;
- Divergências presentes no extrato CNIS; e
- Se houver, atividades especiais.
Ao final desse estudo, o planejamento agora tem natureza de parecer jurídico, como um relatório constando as projeções, simulações e cenários da aposentadoria. Isso fará com que você entenda os seus direitos e a melhor decisão nesse momento.
Tenha em mente que o valor da aposentadoria não é decidido ao acaso, e sim se trata do resultado do seu histórico previdenciário. Logo, ele é um reflexo dos vínculos e contribuições previdenciárias.
Logo, caso você queira se preparar para se aposentar, uma estratégia deve ser traçada, como o planejamento previdenciário.
Os benefícios de planejar a aposentadoria
O planejamento previdenciário traz consigo diversos benefícios. O primeiro deles é que, com esse parecer em mãos, você poderá se aposentar no momento mais adequado.
Outro benefício é a garantia do melhor valor que pode ser concedido, o que resulta em uma aposentadoria frutífera. Isso porque o planejamento identifica as condutas que podem ser colocadas em prática a fim de aumentar esse valor.
Além disso, o seu processo para receber a aposentadoria será bem mais rápido. Saiba que a aposentadoria não costuma ser simples, devido a burocracia do INSS.
Por fim, com o planejamento previdenciário você poderá economizar dinheiro, sem desperdiçá-lo com contribuições desnecessárias. Com certeza a sua aposentadoria será mais tranquila com esse planejamento.
Quem é o responsável pela elaboração do planejamento previdenciário?
Tenha em mente que o responsável por elaborar o planejamento previdenciário é um advogado da área. Afinal, apenas o profissional tem capacidade de realizar os cálculos previdenciários e o conhecimento necessário para tal ato.
É essencial que o segurado tenha um planejamento específico para si, tendo em vista que nenhum histórico de contribuição é igual ao outro e todas as particularidades devem ser consideradas.
A importância de um planejamento previdenciário
Um planejamento previdenciário é primordial para aqueles que desejam usufruir de uma melhor aposentadoria. Isso porque essa é a melhor estratégia, e, inclusive, a mais adequada.
Em alguns casos, o valor do benefício chega a dobrar ou triplicar com base nas recomendações feitas por um advogado. Esse aumento de 50% ou mais não é uma regra, pois diversas pessoas têm um aumento de 20 ou 30%.
Mas, de certa forma, houve um aumento, e por menor que pareça, ele fará toda a diferença ao se aposentar. Se você consegue visualizar a importância de fazer o seu planejamento previdenciário, busque por um advogado previdenciário.
Como o planejamento previdenciário tem muitas utilidades, ele pode ajudar todas aquelas pessoas que desejam se aposentar com segurança.
Isto é, o planejamento previdenciário é aconselhado para todos os segurados do INSS, tanto servidores públicos como profissionais da iniciativa privada.
Para os mais próximos da aposentadoria, o estudo serve como base de segurança para que o segurado esteja ciente a respeito do que terá direito e possa perceber uma possível violação caso não lhe seja concedido o melhor benefício possível.
Além disso, fará correções a tempo e ira auxiliar na solicitação que seja mais adequada e assertiva.
Os mais jovens, por outro lado, poderão utilizá-lo no planejamento estratégico e subsídio para a tomada de decisões futuras.
Dessa forma, evita-se prejuízos e desgastes desnecessários no futuro, e entendo qual o melhor caminho a seguir em valor de contribuição e periodicidade para alcançar o benefício desejado.
O planejamento previdenciário também será útil para aqueles que já encaminharam a solicitação ao INSS – podendo verificar se os procedimentos estão corretos dentro das possibilidades que o contribuinte tem – e para quem já é aposentado – para verificar se o benefício concedido é mesmo o mais vantajoso.